AS MASSAS E O POVO. O FUTEBOL E A TOURADA.

485551_246332572174186_954222209_n.jpg

       De acordo com a lição magistral do papa Pio XII, as massas são movidas pelas paixões e o povo é movido por princípios. As massas são facilmente influenciadas por pressões externas, o povo não.

       No futebol, a plateia tem comportamento de massa e na tourada, de povo.

      No ludopédio, as massas estão divididas em dois campos opostos, são as “torcidas” que apoiam seus respectivos times de modo irracional e passional. Elas se movem, principalmente, por causa de seu time e não por causa da razão e dos princípios do jogo, no caso, o futebol. A vitória neste desporto é decidida por critérios quantitativos, o número de gols, e não por critérios qualitativos mais elevados e sofisticados. Um simples gol excita as massas de modo completamente absurdo. Uma verdadeira desproporção entre a causa e o efeito.

      Não há unidade nas massas, não há princípios, não há racionalidade, há somente a histeria e a depressão (em caso de derrota). Há frequente troca de insultos entre as torcidas apenas porque são diferentes.

       As massas não participam das avaliações dos times, são só manipuladas.

       Na tourada, temos o povo. Não há separação de torcidas. O povo se manifesta com alegria em razão das qualidades do touro e do toureiro, compreende os princípios da “faena” e é movido por eles. Os critérios quantitativos não são importantes.

       Há completa unidade no povo que assiste à tourada, que sabe avaliá-la e que entende seu significado.

      O povo interfere na avaliação, quando entende que o toureiro fez jus. Manifesta-se com “almohadillas” ou lenços brancos e os agitam no ar, pedindo para o presidente da Lidia que o toureiro ganhe o “troféu”, ou vaia em caso contrário. Pode pedir ainda pelo indulto ao touro, em caso de valentia.

      Ninguém sai  deprimido do espetáculo.

      Dois mundo diferentes, o futebol evoca a democracia decadente e suas premissas fracassadas. A tourada clama por outros tempos, o da monarquia e da cavalaria regidos pelos princípios certos e naturais, os católicos.

      Um é um desporto pagão, o outro é mais que um esporte é uma expressão de uma Paidéia bem católica, é pura arte.

Marcelo Andrade, 12 de setembro de 2012

Um comentário sobre “AS MASSAS E O POVO. O FUTEBOL E A TOURADA.

  1. Pingback: CARTAS II | Casa de Manolete

Os comentários estão desativados.